sexta-feira, 22 de maio de 2009

Música Africana no Brasil

Na quinta feira, 21 de maio, eu (César Félix) e João Tragtenberg, fomos com nosso Duo de música e poesia: aCordeon da Palavra fazer a abertura do Circuito Cultural Lusófono, uma experiência artística que visa aproximar a cultura dos países de língua portuguesa. O evento realizado no auditório do CSE/UFSC foi uma promoção conjunta da ONG ETNIA Cultura e Desenvolvimento, de Portugal e o do Instituto de Estudos Latino Americano - IELA). Lá estivemos e encontramos bons músicos de Joaçaba e muito bons artístas africanos. O que posso comentar sobre essa experiência é o seguinte:
Floripa precisa mesmo se comunicar. Urgentemente se comunicar.
Os cantores e compositores, Angolano Felipe Mukenga e caboverdeano VADU estiveram em Florianópolis, participaram de uma tividade no interior da UFSC e ssim como a maioria dos negros de Florianópolis, passaram invisíveis.

Mukenga é uma referência na música Angolana, inventor de ritmos e influenciador de outros tantos músicos, inclusive brasileiros como Djavan.

O cantor e compositor VADU faz sua música influenciado por suas raízes, nelas você pode identificar todos os ritmos populares e estilos do interior de Santiago - O Batuco, o Tabanka e o Funaná - uma música que evidencia as dificuldades da juventude vivida num ambiente urbano duro, um alerta para as prioridades sociais e culturais do país caboverdeano.

Assisti uma aula de ritmo e interpretação. Perdeu quem não divulgou, perdeu quem não assistiu, eles passaram e a universidade não viu. No público estavam presentes, alguns estudantes, alguns estudantes africanos em intercambio, alguns poucos artististas da cidade e dois professores, um da UFSC outro da UDESC. Ao lado do auditório mais de 20 salas de aulas, repletas de estudantes que aprendiam matemática, macro e micro economia.

Última Notícia: Era tudo de graça, não precisava pagar nada.
Precisamos mesmo aprender a nos comunicar.

Se você quiser ouvir a música dos compositores africanos basta acessar:
http://www.youtube.com/watch?v=MxSHNsFLaWw
Você ouvirá a música "Lá fora", de VADU

Na voz de Djavam você poderá ouvir a música "Humbiumbi", de Felipe Mukenga:
http://www.youtube.com/watch?v=QSwrzkvEkhA

Escrito por César Félix - 22/05/2009

Nenhum comentário: